My Weblog

Just another WordPress.com weblog

O PM blogueiro

Posted by petlenep em fevereiro 13, 2007

O personagem sobre quem eu gostaria de falar hoje é um policial. Normalmente já temos um perfil preconceituoso moldado sobre um policial. Estúpido, estressado, semi-analfabeto e agressivo. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que um PM do estado do Rio tinha um blog? E corrigindo erro de português de outros blogueiros. Essa foi ótima. Das várias excelentes que ele acertou, deixou escapar apenas esta:

“Entregue teu caminho a BOPE e o mais ela fará.”
http://www.fotolog.com/alexss

Onde ele reclamava que BOPE seria masculino, merecendo receber o artigo O. Então lá fui eu, com medo danado de levar um esporro por corrigir a gramática de um PM, e respondi assim para ele:

Caramba, eu devia ficar quieto na minha, mas vou mexer na cumbuca. A frase do Alexss:

“Entregue teu caminho a BOPE e o mais ela fará.”

Está errada sim. Mas não porque ele pôs o artigo feminino. Está errado porque ele não pôs artigo algum. A letra a que está ali é a preposição atrelada ao verbo entregar, que é verbo transitivo direto e indireto. Quem entrega, entrega alguma coisa a alguém.

Para colocar o artigo teria de ser ao para masculino:

Entrega teu caminho ao Bope.

Ou à, ou seja, com crase, para o feminino:

Entrega teu caminho à coorporação.

A excessão da língua portuguesa e, provavelmente, fonte de inspiração do erro do Alexss, é com Deus. Assumimos que Deus não possui gênero, então empregamos os verbos (entrego a, rezo a, ….) sem a necessidade do artigo.

O que fudeu o Alexss mesmo foi ter posto um ela na frase. Aí não tem desculpa mesmo, irmão.

Abraço a todos.

Quebrando todo o meu preconceito, o autor do blog, o Alexandre de Souza, foi de uma educação ímpar:

Valeu André!
Uma verdadeira aula de gramática, digna de que eu passe o bastão de professor pasquale, hehehe

Quem quiser ver a matéria que originou este post no seu contexto original, veja no blog dele. E assim mais um dogma foi derrubado, o de que PMs são seres brutos e acéfalos. Parabéns Alexandre, e que Deus o proteja no seu trabalho.

Uma resposta to “O PM blogueiro”

  1. aledesousa said

    Mas que droga de Technorati que não mostrou esse maravilhoso post.

    Esse tipo de coisa me diz: continue Alexandre, seu trabalho tem trazido resultados.

    Vc fez um PM blogueiro feliz hoje!

Deixe uma resposta

 
