My Weblog

Just another WordPress.com weblog

Doenças psicossomáticas

Posted by petlenep em junho 25, 2006

Pô, já tem o pessoal achando que entrou no blog errado, só por causa do título difícil da rabiscada. Mas vocês também não são fácieis, né?

Este é o tema desta semana da revista Veja e, não-coincidentemente, este assunto chamou minha atenção. O título se refere a doenças que tem sua principal origem no sistema nervoso. Por exemplo, na reportagem da revista, (e não, eu não sou assinante/sócio/divulgador da mesma) fala de um casal que não consiguia engravidar há muito tempo. Tentava, tentava e não consiguia. Decidiram adotar. No dia em que ela estava agilizando a papelada para adoção de um filho, percebeu que estava grávida. É mole?

Bem, agitado (nervoso?) eu sempre fui. O estômago sempre incomodou um pouco. Até aí, normal. Não, ter doença não é o normal, mas sentir dor de estômago quando se está sob pressão é comum. O que não é comum foi o que eu arrumei aqui na faculdade.

O pessoal das antigas desse diário viu que eu parei quase 6 meses de escrever. É a faculdade. Até aqui no meu blog tem um lembretinho, na coluna da direita. Um contador pra me lembrar quantos dias ainda faltam para acabar o período. Pois é. Descobri que eu estava me doando demais para a faculdade.

Estou com uma acromia na pele, perto dos olhos. Foi diagnosticado como vitiligo. O médico com quem me consultei me recomendou, como parte do tratamento, fazer terapia. Psicólogo. Entendeu? Terapia para curar doença na pele. É claro que estranhei quando ele falou dessa relação, mas, mesmo assim, sigo fazendo terapia. Acho que vou fazer até o final da faculdade. Tem sido bom conversar (alô, Dra. Sandra), e, afinal de contas, mal nenhum deve fazer, né?

Moral da história #1: Só fui descobrir num consultório de um dermatologista que precisava de um psicólogo.

Moral da história #2: Semanalmente (ou quase) eu tenho pago para conversar com alguém. Nunca me imaginei nessa situação. Tempos modernos, não?

Veja aqui o quadro de doenças listadas na reportagem da…. da revista….. ah! chega de merchan!
(Pode ser que no Internet Explorer do Windows a imagem apareça pequena, com a letra ilegível. Se isso ocorrer em seu navegador, pare o mouse uns 2 segundos acima da imagem. Espere aparecer um quadrado no canto inferior direito da imagem. Clique no quadrado e a imagem irá para seu tamanho natural.)


Mandinga do craque

Assiti hoje ao jogo em que a seleção Argentina se classificou para as quartas-de-final da Copa do Mundo. O time começou perdendo para o México. Empatou. E só conseguiu virar o jogo no tempo-extra (antiga prorrogação). Num sei não. Acho que o Maradona vai ter que carregar mais patuás e guias no pescoço. E encomendar um ebó mais forte também. Porque essa reza, misinfil hermano, tá meio fraquinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: