My Weblog

Just another WordPress.com weblog

Doenças psicossomáticas

Posted by petlenep em junho 25, 2006

Pô, já tem o pessoal achando que entrou no blog errado, só por causa do título difícil da rabiscada. Mas vocês também não são fácieis, né?

Este é o tema desta semana da revista Veja e, não-coincidentemente, este assunto chamou minha atenção. O título se refere a doenças que tem sua principal origem no sistema nervoso. Por exemplo, na reportagem da revista, (e não, eu não sou assinante/sócio/divulgador da mesma) fala de um casal que não consiguia engravidar há muito tempo. Tentava, tentava e não consiguia. Decidiram adotar. No dia em que ela estava agilizando a papelada para adoção de um filho, percebeu que estava grávida. É mole?

Bem, agitado (nervoso?) eu sempre fui. O estômago sempre incomodou um pouco. Até aí, normal. Não, ter doença não é o normal, mas sentir dor de estômago quando se está sob pressão é comum. O que não é comum foi o que eu arrumei aqui na faculdade.

O pessoal das antigas desse diário viu que eu parei quase 6 meses de escrever. É a faculdade. Até aqui no meu blog tem um lembretinho, na coluna da direita. Um contador pra me lembrar quantos dias ainda faltam para acabar o período. Pois é. Descobri que eu estava me doando demais para a faculdade.

Estou com uma acromia na pele, perto dos olhos. Foi diagnosticado como vitiligo. O médico com quem me consultei me recomendou, como parte do tratamento, fazer terapia. Psicólogo. Entendeu? Terapia para curar doença na pele. É claro que estranhei quando ele falou dessa relação, mas, mesmo assim, sigo fazendo terapia. Acho que vou fazer até o final da faculdade. Tem sido bom conversar (alô, Dra. Sandra), e, afinal de contas, mal nenhum deve fazer, né?

Moral da história #1: Só fui descobrir num consultório de um dermatologista que precisava de um psicólogo.

Moral da história #2: Semanalmente (ou quase) eu tenho pago para conversar com alguém. Nunca me imaginei nessa situação. Tempos modernos, não?

Veja aqui o quadro de doenças listadas na reportagem da…. da revista….. ah! chega de merchan!
(Pode ser que no Internet Explorer do Windows a imagem apareça pequena, com a letra ilegível. Se isso ocorrer em seu navegador, pare o mouse uns 2 segundos acima da imagem. Espere aparecer um quadrado no canto inferior direito da imagem. Clique no quadrado e a imagem irá para seu tamanho natural.)


Mandinga do craque

Assiti hoje ao jogo em que a seleção Argentina se classificou para as quartas-de-final da Copa do Mundo. O time começou perdendo para o México. Empatou. E só conseguiu virar o jogo no tempo-extra (antiga prorrogação). Num sei não. Acho que o Maradona vai ter que carregar mais patuás e guias no pescoço. E encomendar um ebó mais forte também. Porque essa reza, misinfil hermano, tá meio fraquinha.

Deixe um comentário

 
