My Weblog

Just another WordPress.com weblog

Onde você guarda seu racismo?

Posted by petlenep em abril 19, 2005

A frase do título é o slogan do site da ONG Diálogos contra o Racismo: Pela igualdade social. Logo na página de abertura deste site tem um dado interessante. Fala de uma pesquisa de opinião realizada pela Fundação Perseu Abramo em 2003, que mostrava que 87% dos brasileiros acreditavam que há racismo no Brasil. Curiosamente, somente 4% dos entrevistados reconheceram que são racistas. Entendeu? Todo mundo acha que o brasileiro é racista, mas raros foram o que se identificaram assim. Então fica a pergunta: Quem são? Onde eles estão, já que ninguém assume que é?

O assunto veio à tona com força total após o jogo de futebol entre São Paulo e Quilmes, time argentino, pela Copa Libertadores da América, na quarta-feira passada, 13 de abril. Segundo o jogador Grafite, ele teria sido vítima de insultos racistas por parte do jogador argentino Leandro Desábato. Desábato foi detido ainda no gramado e levado preso. Como não entendia bem português e não conhecia direito a legislação brasileira, ao ser preso e perguntado se ofendera Grafite com insultos racistas, o bonitão confirmou tais atos (talvez pensando que isso nunca poderia ser considerado crime) e estava cheio de bronca.

O fato é que, como tais manifestações de racismo também invadem a Europa, o caso tomou proporções muito maiores do que se poderia imaginar. Eu acho que o argentino (como eu já falei, sem conhecer a legislação brasileira) deveria ter sido autuado, levado um belo dum esporro, pago uma generosa fiança e pronto. Duvido que ele faria uma besteira dessa de novo aqui no Brasil. Só que ele acabou sendo detido por 2 dias numa cadeia, sem colchão e sem direito a alimentação especial. Acho que exageraram.

Passado o susto, domingo o Quilmes jogou pelo Campeonato Argentino contra o River. o que mais impressionou não foi o placar de 4-0 imposto pelo River e sim as manifestações da torcida do Quilmes.

Na imagem da esquerda lê-se a inscrição “Grafite Macaco”, com o referido animal vestindo um uniforme do clube São Paulo e ostentando uma banana na mão direita. Na imagem da direita, o racismo está atrelado à ironia e ao deboche, com um uniforme nº 9 do São Paulo (o de Grafite) e a inscrição Branca de Neve (Blanca Nieves).

O medo que faz é o episódio ir se propagando, criando raízes. Ministros da Argentina e até Maradona já deram seus pitacos sobre o caso, inflamando ainda mais a população argentina contra os brasileiros. O Brasil terá jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo no dia 8 de junho, a ser jogado na Argentina. Como será o tratamento dado aos brasileiros? O próprio São Paulo deve se classificar para a próxima fase da Copa Libertadores e talvez pegue algum time argentino, já que eles são 5 na competição. Como será o clima da partida?

Já existe tantos povos rivais no mundo, será que brasileiros e argentinos serão os próximos árabes X judeus?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: