My Weblog

Just another WordPress.com weblog

Ruth Lemos e o delay

Posted by petlenep em abril 16, 2005

Essa madame aí na foto chama-se Ruth Lemos e virou uma febre na internet desde o fim do ano passado pra cá. “- Qual o segredo para alcançar a fama?” – poderia perguntar algum ex-participante de reality show – e a resposta seria ainda mais contundente: foi tudo por puro acaso, sem planejamento.

Acontece que Ruth é nutricionista e deu uma entrevista dia 26 de agosto do ano passado ao telejornal local “Bom Dia Pernambuco” (Rede Globo), por ocasião da aproximação do dia do nutricionista. Na hora da entrevista, com a repórter Bianka Carvalho, D. Lemos, que não possui qualquer fonoaudiopatia, começou a se enrolar, gaguejar e engolir sílabas (e na minha opinião, suar muito também). Tal desconforto se deve ao fato da entrevista ter se dado ‘ao vivo’ e também é atribuído ao delay do fone de ouvido. Explicando: a entrevistada usava um fone para poder ouvir o telejornal e sua entrevistadora. Em conseqüência, quando entrou no ar, passou a ouvir sua própria voz nos fones, com um atraso (delay) de alguns segundos, o que explicaria a dificuldade de terminar certas expressões. (Visto que segundo fonoaudiólogos, se ela fosse gaga, teria dificuldade para começar as palavras). Segundo sites da rede, houve um segundo bloco do telejornal em que ela voltou ao ar, sem o retorno, e conseguiu se expressar tranqüilamente.

“- E cadê a fama, André, que era o início da rabiscada?” Calma, porra, que eu explico! Esse vídeo ficou cerca de cinco meses no anonimato, restrito pela audiência do telejornal naquele dia, e continuaria assim se não houvesse sido gravado e divulgado exaustivamente pela internet. Até a turma do “Pânico na TV” exibiu algumas vezes o trecho, sempre a pedido da audiência do programa. Tal exibição fez de Ruth Lemos mais uma celebridade instantânea, baseada no escárnio e zombaria que fazemos sempre que vemos um de nossos semelhantes em uma situação constrangedora (vide o sucesso das Cassetadas). Além da entrevista, se propagaram arquivos com música, remixes e (dizem, mas eu não encontrei) emoticon para MSN. Há também um sem-número de comunidades no orkut dedicadas a esta senhora.

Li que a senhora Ruth Lemos estava até pensando em contratar advogados para salvar seu nome das piadinhas e, quem sabe, processar quem estivesse denegrindo sua imagem. Eu achei até muito certo. Eu não achei graça no vídeo, morri de constrangimento por ela ter passado aquilo tudo ao vivo, e, como a imagem dela tinha sido autorizada somente para a entrevista da televisão, estariam fazendo chacota dela sem autorização. Mas a minha opinião começou a mudar…

Acontece que, não contente com seus 15 minutos de fama, Ruth quis ter mais 15, sendo dessa vez paga para isso. Ela gravou um comercial para a Intelig 23, explorando justamente sua entrevista constrangedora. E o pior é que Ruth Lemos interpretando Ruth Lemos foi horrível, forçado e, acima de tudo, ganancioso. No comercial ela gagueja e força uma deixa para poder repetir o sanduiche-iche, seu cartão de visitas. Antes eu me solidariza com a nutricionista bem-intencionada que foi dar uma entrevista para a TV e acabou sendo vítima de circunstâncias fora de seu domínio. Mas como vejo que ela se vendeu, querendo ganhar dinheiro em cima da piada, eu vou dar uma ajudinha a ela, propagando mais um pouco a piada e tentando prolongar a fama repentina de Ruth.

Links relacionados:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: