My Weblog

Just another WordPress.com weblog

César, o prefeito maluquinho

Posted by petlenep em março 15, 2005

Desde a última sexta-feira, 11/03/05, que o governo federal decretou estado de calamidade pública por tempo indeterminado na rede hospitalar do Rio e assumiu a gestão de 6 hospitais municipais. A saúde pública, inclusive, foi o ponto mais atacado pelos adversários políticos do prefeito César Maia nas eleições de outubro passado. Ainda assim, a população deve ter achado o problema de menor significância, pois elegeu César ainda no primeiro turno (mais de 50% dos votos válidos). Re-eleito para mais um mandato, o prefeito manteve no cargo o incompetente secretário de saúde e a política de abandono e descaso com a população que o elegeu também continuou.

Ah!, poderia pensar o amigo leitor, se o hospital da prefeitura está ruim, procure um estadual. Pois bem. Ilustremos um fato. No dia 12 de dezembro de 2004 a governadora Rosângela sofreu um acidente de carro na Avenida Brasil. Foi encaminhada para o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HGV), na Penha, com dores no pescoço, mas permaneceu pouco tempo na unidade. Por recomendação do médico e secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, Rosinha foi transferida, numa ambulância do Corpo de Bombeiros, para o Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão. Entendeu? O próprio secretário recomendou que ela fosse para um hospital particular, um dos mais caros da cidade, porque o hospital que seria de responsabilidade dele não poderia atender a governadora à altura. E se não houver ambulância, não tem problema. Já que é ela que é a governadora, manda-se vir uma ambulância de Corpo de Bombeiros. Mermão, queria ver se fosse eu. (Deus nos livre e guarde. Toc, toc, toc). Estaria deitado lá até agora esperando ser atendido.

Voltemos ao senhor Maia. A cada dia que passa são escrachados mais e mais casos na televisão de cortes no orçamento com a saúde para financiar obras e publicidade. Remédios comprados e lacrados em depósitos, perdendo sua validade de uso. Ambulâncias estacionadas em depósito, esperando “a morte da bezerra” (caralho, essa é das antigas). O que que qualquer pessoa bem intencionada faria? Bom, já que o governo federal está ajudando com verbas e pessoal, vamos nos empenhar, aproveitar essa moral e resolver logo esse impasse. Foi isso que ele fez? Não, não foi, senhoras e senhores.

O prefeito está levando até as últimas conseqüências a queda-de-braço com o Planalto. César Maia está agora exonerando funcionários dos hospitais, tudo registrado no Diário Oficial da cidade. Não 3 ou 4 funcionários, mas 51 funcionários dia 14 (segunda) e, pasmem, 285 servidores nesta terça. Vocês acham que isso é atitude de quem quer ajudar? Não contente com isso, segundo denúncia do jornal O Globo de 15/03/05, funcionários da prefeitura da parte de informática receberam ordens para tirar o sistema dos hospitais do ar, o que geraria mais caos nos atendimentos. Tal medida foi descoberta a tempo e, sob ameaça de intervenção da Polícia Federal, este impasse foi solucionado. Quanto aos funcionários afastados, estão sendo expedidas liminares pela Justiça para mantê-los nos cargos. Também há receio de que o prefeito mande cancelar contratos de fornecimento de material hospitalar e serviços nos hospitais. Por conta disso, o governo federal está entrando com um ação cautelar contra a prefeitura.

Ou seja, o bonitão tá querendo dizer: “Viu, era ruim comigo, vai ser pior com o governo federal. Vou fazer de um tudo para transformar a vida deles num inferno”. E quem é que paga o pato com isso tudo? Nós, né? O governo federal já está completamente inchado. As despesas do Planalto cresceram 186,7% entre 2002 e 2004. Pra poder bancar isso tudo os juros e os impostos estão comendo solto. Todos estão criticando a carga tributária do governo e o problema do rombo da previdência ainda está longe de ser resolvido. E o Lula ainda vai ter que ficar agüentando pinimba com o César Maia. Aí fudeu, né?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: