My Weblog

Just another WordPress.com weblog

Rabiscada do Destino

Posted by petlenep em março 6, 2005

A novela que parou o país, que atingiu índices recordes de audiência, que foi capa da revista Veja em 09/02/05 e que faturou milhões em merchandising chega ao final essa semana. E no país dos noveleiros isso quer dizer que estará todo mundo indócil, colado na televisão para ver como termina a trama. Mas em que se baseia a trama?

O fio condutor da história é o seqüestro de uma criança e a busca incansável da mãe biológica por sua filha perdida. Longe de ser ficção, o autor Aguinaldo Silva baseou seu folhetim no Caso Pedrinho, uma criança seqüestrada 13 horas após seu nascimento em Brasília e que só aos 16 anos de idade conheceu sua verdadeira mãe. Apesar já ter criado vínculos com sua falsa mãe, Pedrinho decidiu morar com seus pais biológicos desde meados de 2002. A seqüestradora Vilma Martins foi sentenciada a oito anos e oito meses de reclusão, em regime semi-aberto, mas a acusação de seqüestro não foi levada em conta. O juiz condenou Vilma pelo crime de subtração de incapaz (menor de idade), pelo qual ela foi condenada a um ano e oito meses de prisão. Ela também foi condenada por parto suposto e falsificação de documentos do menino Pedrinho, a quem passou a chamar de Oswaldo Martins Borges Júnior – por estes crimes, ela foi condenada a sete anos.

No papel da seqüestradora, brilhou a estrela da atriz Renata Sorrah, a vilã mais temida de todos os tempos, que contracenou boa parte da novela com uma escada.


E o que dizer dos números da novela? Eles são realmente expressivos, com média geral de Ibope de 49 pontos, com cada ponto representando 49,5 mil domicílios na Grande São Paulo. Mas qual o segredo do autor? A fórmula mágica foi pôr na novela tudo o que poderia chocar “a moral e os bons costumes” da família brasileira. É polêmico, fora da lei ou tabu? Então apareceu nesta novela. Ao invés da rejeição, o resultado foi um sucesso de público retumbante. Você duvida? Então vamos fazer uma lista para relembrar alguns ingredientes dessa poção explosiva:

(1) Alcoolismo (2) Assassinatos (3) Bibas (4) Bicheiro (5) Cafetão da própria mulher (6) Contraventor (7) Políticos corruptos (8) Fuga de presos (9) Gravidez na adolescência (10) Prostituição (11) Mulher safada (12) Sapatas (13) Seqüetro (14) Infidelidade conjugal (15) Violência doméstica

Pois bem, através de Senhora do Destino a TV aberta consagra uma percepção que o apresentador Ratinho e o VJ Marcos Mion já desconfiavam, a teoria de que quanto mais escrachado, melhor. Outro tópico a ser lembrado é que essa novela deve de ter batido também todos recordes de casais dando uns quentes (cenas de namoro, às vezes com nudez). E como é que faz pra reprisar no “Vale a pena ver de novo” depois?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: