My Weblog

Just another WordPress.com weblog

João de Deus

Posted by petlenep em fevereiro 24, 2005

Eu ainda não havia falado neste blog nada que envolvesse religião ou que fosse tocante ao assunto da fé. Mas leio hoje de manhã que o Papa João Paulo II, Pontíficie da Igreja Católica, teve mais uma recaída em sua saúde e foi mais uma vez hospitalizado. Longe de querer catequizar alguém, tive vontade de rabiscar sobre esta personalidade do século XX. Já que a idéia é descrever o mundo tal qual eu o vejo, esse assunto me sensibiliza e eu queria registrá-lo.

Embora seja mais conhecido como João Paulo II, ou simplesmente “o Papa”, o homem por trás do título é o polonês Karol Józef Wojtyla, nascido em Wadowice, Polônia, em 1920. Filho de um oficial do exército austro-húngaro, perdeu sua mãe aos 9 anos de idade. Em 1938 se muda com seu pai para a Cracóvia, para se matricular na Universidade Jagiellonian. Presenciou, em 1939, a ocupação da Polônia pelas tropas nazistas de Hitler, fato que fechou todas as universidades. Organizou, com outros jovens, grupos de estudos clandestinos para continuar estudando filosofia, idiomas e literatura e trabalhou em canteiros de obras a fim de evitar a deportação para a Alemanha. Aos 21 falece seu pai. Ainda clandestinamente, começa em 1942 sua formação em teologia na Universidade Jagiellonian. Tal fato se dá até a saída das tropas alemães da Cracóvia em 18/01/1945. É ordenado padre em 1 de novembro de 1946, data que, para os católicos, se celebra a Festa de Todos os Santos.

Em 1963 ele foi nomeado arcebispo da Cracóvia. E foi por ter essa condição que em 16/10/1978 ele foi eleito papa, o primeiro não-italiano em 450 anos. Em 13/05/1981, data em que os católicos comemoram o dia de Nossa Senhora de Fátima, o Papa sofreu um atentado a bala, um tiro a queima-roupa, em plena Praça São Pedro (a principal do Vaticano), disparado pelo turco Mehmet Ali Agca. Tal fato inspirou a banda Engenheiros do Hawaii a fazer a música “O Papa é pop”, onde a letra faz uma analogia do papa com o astro John Lennon, também morto num atentado. Durante algum tempo suspeitou-se que o atentado estaria relacionado ao fato do Papa dar apoio aberto ao grupo polonês Solidariedade, militante contra o comunismo, mas nada foi provado. Sobrevivente ao atentado, o Papa acredita que sobreviveu porque a Virgem de Fátima teria desviado as balas. No ano seguinte, à época da mesma data, o Papa vai à Fátima (Portugal) para agradecer. Repete ainda a viagem a Fátima nesta data em 1991 e em 2000.

Segundo um artigo do The New York Post, de 19/02/2002, o Papa em pessoa chegou a realizar três exorcismos durante seu papado, sendo eles em 1981, 2000 e 2001.

Foi um Papa ativo no cenário internacional, fazendo mais viagens pastorais fora do Vaticano do que todos os papas anteriores juntos (e foram 264 papas antes dele). Foram 104 viagens (veja a lista completa), sendo 4 delas ao Brasil. Também foi engajado na luta contra a falta direitos imposta pelo comunismo, contra as chamadas “guerras santas” na Irlanda (católicos X protestantes) e na região do Oriente Médio (árabes X judeus). Fez várias campanhas para o perdão da dívida externa de países subdesenvolvidos, tendo ao seu lado o cantor irlandês Bono Vox, do grupo U2. Essa amizade rendeu uma cena em que Bono deu um par de óculos escuros ao papa e um inusitado telefonema do Papa a Bono, interrompendo uma gravação do U2 em estúdio, em 2000. Imagina a cena: Bono, telefone pra você, é o Papa João Paulo II.

Perto de completar 85 anos de idade, Wojtyla sofre as seqüelas do mal de Parkinson e tem dificuldades no aparelho respiratório. Ontem não pode realizar a tradicional benção de sua janela. Sua pregação que chegava a 90 minutos, foi dada ontem atravás de monitores de televisão espalhados na Praça do Vaticano e durou 20 minutos. Hoje o Papa voltou a ser hospitalizado. Eu só peço a Deus que poupe do sofrimento o homem que já inspirou tanta gente mundo afora.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Pope_John_Paul_II

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: