My Weblog

Just another WordPress.com weblog

Minha estrela-guia de Padre Miguel

Posted by petlenep em dezembro 26, 2004

Vocês já foram a um ensaio numa quadra de escola de samba? Não? Bem, nem eu também até o dia de ontem, 25/12/2004.

Fui com o bonde dos perfazidos mais meu afilhado Leandrinho Bill para a quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, que não chega a ficar 15 minutos de ônibus da minha casa. E pensar que vem gringo de tudo quanto é lugar do mundo pra poder conhecer o samba, escutar uma bateria, apreciar o bailado de um casal de mestre-sala e porta-bandeira e ver o gingado das passistas, e eu, com tudo isso a 15 minutos da minha casa, nunca tinha dado uma moral lá na quadra.

A escola nasceu no bairro de Padre Miguel (vizinho do meu Realengo), em 1955, a partir de um time de futebol, o Independente Futebol Clube, de onde emprestou seu nome. Ela é conhecida por sua bateria, considerada “nota dez”, e que inventou a “paradinha”. Sob o comando do lendário Mestre André (mestre da bateria), os músicos paravam de tocar, enquanto ele dançava em frente aos juízes. Depois, com outro apito, a bateria voltava a tocar e o desfile continuava. Foi a Mocidade que inventou também a figura da Madrinha da Bateria, em 85. Naquele ano, a escolhida foi Monique Evans. A atual madrinha é a atriz e modelo Viviane Araújo, mas que não estava na quadra ontem. A escola já conquistou cinco campeonatos, o último deles em 1996.

E adivinhem que é que deu o ar da graça lá na comunidade de Vila Vintém? A atriz global Elisângela, divulgada nacionamelmente no papel da “Morena do Sr. Jaques”, a pegadeira Djenane da novela “Senhora do Destino”. É óbvio que quando eu a vi na tribuna lembrei logo da dupla-de-dois Sr. Amaury e seu filho Markov, as malandragens de São Fidélis, que tanto admiram “o talento” da atriz.

Eu fecho essa rabiscada no embalo:

Eu vejo a lua no céu

A Mocidade sorri

De verde e branco na Sapucaí”

Deixe uma resposta

 
